Conheça mais sobre as cores.
No marketing, cada detalhe no produto ou serviço que está sendo oferecido impacta o consumidor de uma determinada forma, estimulando ou dificultando a compra.
A Psicologia das Cores é um estudo que revela como o cérebro humano identifica e entende as cores de formas diferentes, influenciando emoções, sentimentos e desejos. Sendo assim, cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas, por isso, é fundamental saber usá-las.
Entender a Psicologia das Cores é essencial para qualquer pessoa que queira trabalhar de forma profissional com artes visuais, seja em vídeo, fotografia, ilustração, design ou áreas correlatas.
A importância da Psicologia das Cores.
A Psicologia das Cores é muito importante no Marketing e no dia-a-dia por ser fundamental para entendermos o significado das cores e como podemos usar uma determinada cor para nosso benefício.
Cores são poderosas e influenciam diretamente produtores e consumidores. Estudos apontam que:
- 84,7% dos consumidores acreditam que as cores de um produto são muito mais importantes do que outros fatores;
- 93% das pessoas avaliam as cores de um produto na hora de comprar;
- Mais da metade dos consumidores desistem de comprar um produto porque ele não tem sua cor favorita.
A Psicologia das Cores reconhece oito emoções primárias nos seres humanos: raiva, medo, tristeza, nojo, surpresa, curiosidade, aceitação e alegria. Cada uma delas é representada por uma cor. Assim sendo, elas desempenham um papel influenciador no comportamento das pessoas.
Considerando isso, segundo esse estudo, as cores quentes tendem a transmitir a sensação de energia e entusiasmo. Por outro lado, as cores frias estão relacionadas com a racionalidade, a calmaria e o profissionalismo.
Significado das cores.
Vermelha
- A mais quente e mais dinâmica cor: ativa, apaixona e emociona.
- Estimula a energia e pode aumentar a pressão sanguínea, a respiração, as batidas do coração e o pulso.
- Incentiva ações e a confiança.
- Aumenta a paixão e a intensidade.
- Fornece um sentido de proteção do medo e ansiedade.
Amarela
- A mais brilhante e mais energizante entre as cores quentes: é feliz, acolhedora e estimulante.
- Torna as pessoas mais faladoras.
- Estimula o otimismo e a esperança e ajuda a concentrar a atenção e estimular o intelecto.
Azul
- Representa calma, confiança e segurança.
- Aumenta a criatividade, contemplação e espiritualidade.
- Cores secundárias
Laranja
- É uma cor equilibrada, vibrante e cheia de energia enquanto é amigável e convidativa.
- Reflete calor, excitação e entusiasmo.
- É muito ativo, alegre e sociável.
- É menos excitante do que o vermelho, mas agradavelmente estimulante.
Verde
- É uma cor equilibrada e rejuvenescedora. Representa estabilidade e possibilidade.
- Associada à saúde e à tranquilidade.
- Representa o crescimento, vitalidade, abundância e natureza
- Símbolo da fertilidade, tem efeito calmante e alivia o stress.
Roxa
- Representa a nobreza, riqueza, sucesso e sabedoria
- É muito calmante e muitas vezes está relacionado à intuição e à espiritualidade.
- Estimula a área do cérebro de resolução de problemas e de criatividade
Preto
Existem 50 tons de preto. Essa cor está associada com a elegância, mistério, o secreto e o poder. Gera emoções fortes e é uma cor autoritária. Ela também simboliza o fim de algo, a morte, a perda.
Branco
Há 67 tons de branco. Essa cor simboliza inocência e pureza. Além disso, representa o início, a vontade de começar algo novo. Traz amplitude e honestidade para um ambiente, assim como uma sensação de paz, cura e tranquilidade. Ela também está associada com a perfeição .
Esperamos que nosso artigo tenha a te ajudado a conhecer mais sobre a psicologia das cores. Além disso, esperamos que nossa lista de cores te ajude na hora de fazer os seus projetos. Você cuida das cores na hora de criar e a Gráfica Monalisa cuida na hora de imprimir!
Deixe uma resposta